É com satisfação que anunciamos um passo significativo no projeto do 1º Parque Ambiental com soluções integradas para o tratamento e valorização de resíduos no estado do Ceará.
➡ A Aliança Ambiental obteve, em 04.12.2023, parecer favorável da SEMACE à concessão da Licença Prévia – LP para a construção da Central de Tratamento de Resíduos – CTR Tianguá, consolidando um marco importante para a gestão ambiental da Serra da Ibiapaba.
✅️ A Licença Prévia, fundamentada no Parecer Técnico nº 2854/2023 DICOP-GECON, respalda a construção de um Aterro Sanitário com uma área total de 34,02 hectares e uma área útil de 21,824 hectares. Localizado na Rodovia BR-222, km 318, s/n, zona urbana, município de Tianguá/CE, o aterro terá capacidade para dispor 12.000 toneladas de resíduos por mês.
“Estamos celebrando um avanço significativo em direção à sustentabilidade ambiental e à gestão responsável de resíduos na região da Serra da Ibiapaba”, declara Bruno Dalledone Bittar, Engenheiro Ambiental e responsável técnico do empreendimento. O parecer favorável da SEMACE sobre o projeto representa uma etapa crucial para a concepção de um empreendimento inovador, que abrigará um Aterro Sanitário moderno destinado à disposição de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) e Resíduos Industriais Classe II-A e II-B, em conformidade com as normativas estabelecidas pela NBR 10.004/04. Atualmente, a região carece de uma área devidamente adequada para o tratamento e disposição dos resíduos, que, infelizmente, são depositados em locais inapropriados. A CTR Tianguá surge como uma solução segura e ambientalmente adequada para atender à Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS, pelos próximos 33 anos.”
O engenheiro salienta ainda que o empreendimento obteve a anuência do Instituto do Patrimônio Histórico, Artístico Nacional – IPHAN, Autorização Ambiental emitida pelo ICMBio e Anuência Prévia Ambiental-APA 928/2021, emitida pela Secretaria de Meio Ambiente e Turismo do Município de Tianguá, respaldando a localização do aterro sanitário.
✅️ A CTR Tianguá também proporcionará benefícios a outros 11 municípios da região da Serra da Ibiapaba no Estado do Ceará. Esta iniciativa promoverá mais qualidade de vida, geração de renda e melhoria da saúde pública na região, abrangendo localidades como Viçosa do Ceará, São Benedito, Ibiapina, Ubajara, Guaraciaba do Norte, Carnaubal, Croatá, Ipu, Graça, Frecheirinha e Pacujá. Além disso, a CTR Tianguá possibilitará a destinação adequada para empresas locais, como mercados, restaurantes e hotéis, em conformidade com a Lei Nacional nº 12.305/2010.
A Aliança Ambiental agradece o apoio recebido de todas as partes envolvidas nesse processo.