Gestão de Resíduos

O hábito de jogar o lixo no chão diz muito sobre a nossa atitude em relação à conservação do planeta. Cuidar dos resíduos que geramos não é apenas uma questão de higiene e educação. Por isso, frequentemente discutimos aqui a importância do manejo correto dos resíduos e as consequências do lixo mal descartado nas ruas.

Veja alguns dos problemas causados por este mau hábito do descarte inadequado do resíduo:

⚠️ Enchentes

As enchentes ocorrem quando a infraestrutura urbana não consegue escoar o volume de água das chuvas. Esse problema é agravado pelo lixo jogado nas ruas, que obstrui bueiros e galerias pluviais. Além de danificar residências e bens materiais, a água das enchentes, contaminada por resíduos, pode causar doenças como diarreias e parasitoses, além de atrair animais vetores de doenças.

⚠️ Poluição e Degradação Ambiental

Resíduos alimentares descartados inadequadamente nas ruas liberam gases poluentes durante a decomposição, contaminando o ar. O chorume gerado pode poluir lençóis freáticos e águas superficiais. E aqueles resíduos jogados em terrenos baldios e lixões? Esses lugares, que não têm infraestrutura adequada para o tratamento de lixo, acabam piorando a poluição do solo, do ar e da água, e também atraem pragas e doenças, agravando ainda mais os problemas ambientais e de saúde pública.

⚠️ Proliferação de Doenças

O acúmulo de lixo cria um ambiente propício para a proliferação de micro-organismos e animais vetores de doenças, como leptospirose, cólera, febre tifoide e doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como dengue, zika e chikungunya. No primeiro semestre de 2024, o Brasil registrou 6.159.160 casos prováveis de dengue e 4.250 mortes pela doença.

➡️ Como prevenir todos esses problemas?

Algumas atitudes básicas podem fazer toda a diferença:

1 – Nunca jogue lixo no chão.

2 – Descarte seu resíduo domiciliar corretamente, sempre separando recicláveis dos orgânicos, sempre que possível.

3 – Informe-se sobre o plano de gestão de resíduos da sua cidade e quais ações a administração pública está tomando para garantir uma destinação final ambientalmente adequada dos resíduos, como a existência de aterros sanitários que utilizam tecnologias seguras para evitar problemas ambientais e de saúde pública.

♻️Lembre-se: a gestão de resíduos sólidos é uma responsabilidade compartilhada entre o Poder Público, as empresas e a população.

Compreendeu como o descarte inadequado de lixo pode ser prejudicial? Adote práticas sustentáveis e contribua para um meio ambiente mais saudável! Juntos, podemos fazer a diferença, protegendo a biodiversidade do planeta e garantindo um legado de saúde e bem-estar para todos!

➡️ Leia aqui o conteúdo na íntegra sobre Aterros Sanitários, que desempenham um papel vital na preservação da saúde pública e na promoção da sustentabilidade ambiental e social.