CTR Tianguá

Às vésperas do início das obras da Central de Tratamento de Resíduos – CTR Tianguá, a Aliança Ambiental dá um passo significativo rumo à sustentabilidade e à preservação ambiental com a conclusão e apresentação do Plano de Trabalho para o resgate e monitoramento da fauna local. Este plano, elaborado pela equipe de licenciamento, engenharia ambiental e biologia do projeto, foi apresentado aos órgãos licenciadores, marcando um compromisso firme com a proteção da biodiversidade e a segurança dos trabalhadores durante a fase de instalação do empreendimento.

Objetivos do Plano de Trabalho

✅️Assegurar a integridade das espécies locais diante da supressão da vegetação necessária para a construção e a proteção da fauna.

✅️Garantir a segurança de todos os trabalhadores envolvidos no projeto, implementando medidas e práticas que minimizem os potenciais riscos associados à interação com a fauna local.

✅️Implementar o monitoramento contínuo da fauna, para avaliar a situação da fauna durante e após a supressão da vegetação, incluindo o mapeamento das espécies presentes na área do projeto.

✅️Estabelecer programas específicos para o resgate e a realocação segura de animais, minimizando o impacto da construção sobre estas espécies.

“Reconhecemos a importância da fauna local para o equilíbrio ecológico da região da Serra da Ibiapaba. Por isso, a apresentação deste Plano de Trabalho é fundamental para a implementação da Central de Tratamento de Resíduos – CTR Tianguá, e reforça nosso compromisso com o desenvolvimento do empreendimento de maneira responsável e consciente. Todos os projetos Aliança Ambiental caminham juntos com a segurança ambiental, assegurando que a proteção do meio ambiente esteja sempre em primeiro plano em nossas atividades”, esclarece Bruno Dalledone Bittar, engenheiro ambiental responsável pelo projeto.