Em um esforço conjunto para promover uma gestão ambiental responsável e eficiente na Serra da Ibiapaba, na semana passada, a Aliança Ambiental foi convidada pelo Consórcio Público de Manejo dos Resíduos Sólidos da região a participar de uma visita especial ao Centro Municipal de Resíduos (CMR) em construção, localizado na cidade de Viçosa do Ceará.
Participaram da visita ao CMR o Secretário de Urbanismo e Meio Ambiente de Tianguá, Natanael Araújo, acompanhado pelo Procurador Adjunto, Dr. Alaércio Júnior, e pelo Superintendente do Consórcio de Manejo dos Resíduos Sólidos da Serra da Ibiapaba, Helton Lopes, além do representante da Aliança Ambiental, Rafael Sena. Também integraram a comitiva o representante jurídico do Consórcio, Dr. Alex, e representantes da Construtora WR, responsável pela construção do CMR.
Durante a visita, além de trocar experiências sobre boas práticas ambientais, a Aliança Ambiental e os demais participantes puderam explorar as instalações em construção, discutir estratégias e possíveis colaborações para otimizar e fortalecer ainda mais a gestão de resíduos sólidos na região da Serra da Ibiapaba, visando construir um futuro mais sustentável.
A parceria entre a Aliança Ambiental, o Consórcio de Manejo dos Resíduos Sólidos e as prefeituras da Serra da Ibiapaba visa não apenas a construção de uma Central de Tratamento de Resíduos – CTR Tianguá, que está em fase de licenciamento na cidade de Tianguá – CE, mas também fortalecer parcerias estratégicas entre municípios e empresas privadas.
O objetivo é assegurar uma destinação ambientalmente correta para os resíduos produzidos na região, estabelecendo padrões elevados para a preservação do meio ambiente e o compromisso sustentável, buscando garantir o cumprimento dos critérios de universalização estabelecidos pela legislação vigente e o Marco Legal do Saneamento, relacionados ao manejo e disposição final ambientalmente adequada dos resíduos sólidos urbanos.