A Aliança Ambiental recebeu da Prefeitura de Tianguá, neste mês de maio, os Alvarás de Construção referente às licenças de execução do aterro sanitário da CTR Tianguá e da alça de acesso rodoviário ao local. Este é um passo crucial para a concretização de um empreendimento alinhado à Política Nacional de Resíduos Sólidos que transformará a gestão de resíduos na região da Serra da Ibiapaba, no Ceará.
Localização Estratégica
O complexo, que ocupará uma área de aproximadamente 34 hectares, está estrategicamente situado às margens da Rodovia BR-222, no KM 318, Sítio Cacimbas, na cidade de Tianguá/CE. Sua localização privilegiada permitirá atender de forma eficiente às demandas do poder público e do setor privado da região.
Compromisso com a Sustentabilidade
Bruno Dalledone Bittar, engenheiro ambiental responsável pelo projeto, destaca o compromisso da Aliança Ambiental em conduzir a Serra da Ibiapaba rumo a um futuro mais sustentável: “A CTR Tianguá faz parte de um grande empreendimento de soluções seguras e ambientalmente adequadas, chamado Parque Ambiental Tianguá, projetado para disposição final, tratamento e a valorização dos resíduos sólidos. O projeto é 100% sustentável e está em total conformidade com a Lei n° 12.305 e as diretrizes da PNRS. O aterro sanitário, que faz parte da primeira fase do projeto, será construído com tecnologias de ponta, visando minimizar o impacto ambiental e promover a preservação dos recursos naturais, bem como a qualidade do solo e das águas subterrâneas. Com a emissão dos Alvarás de Construção, as obras já serão iniciadas, começando pelo cercamento da área, que já está em andamento.”